sexta-feira, 19 de maio de 2017

Inclusão é tema de oficina ministrada na Biblioteca Municipal de Olimpia


Inclusão é tema de oficina ministrada na Biblioteca Municipal
Cerca de 40 profissionais da educação da Estância Turística de Olímpia e da região participaram, nessa semana, de uma oficina sobre leitura inclusiva. O curso “Estratégias para Valorização da Diversidade, Promoção da Acessibilidade e Liderança Inclusiva em Bibliotecas” foi realizado na Biblioteca Municipal do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no Jardim Luiza. Estiveram presentes professores de Bauru, Tabapuã, Catiguá, Uchoa e Jaboticabal, que foram recebidos pela diretora de Cultura, Tânia Gottardi.

A capacitação gratuita, que incluiu palestra, atividades em grupos e debates, foi ministrada pela pesquisadora e consultora em Acessibilidade e Inclusão, Renata Andrade. Durante o curso, foram abordados diversos temas como a Lei Brasileira de Inclusão. “A inclusão é, na verdade, um processo em que cada pessoa tem a oportunidade de desenvolver individualmente suas potencialidades e, assim, contribuir como cidadão para sua comunidade. Uma sociedade inclusiva, ou seja, que oferece condições igualitárias para todos os indivíduos, tende a ser uma sociedade mais desenvolvida e melhor para todos”, afirmou a palestrante.

Segundo Renata, a inclusão é construída a partir da valorização da diversidade e da promoção da acessibilidade. “Isso significa acolher e reconhecer a importância das diferenças e eliminar barreiras que dificultem ou impeçam a plena participação de todas as pessoas sem exceção. Isso inclui a escola e a biblioteca. O que podemos fazer para facilitar a vida dessas crianças? Como devemos trabalhar com esses alunos. O que oferecer a eles?”, acrescentou.

A ação foi desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) com o objetivo de estimular e apoiar as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo na democratização do acesso à informação, ao livro e à leitura.
“Olímpia está de parabéns. O governo municipal fez a parte dele oferecendo esse evento aos professores. Parabéns também aos participantes que aqui estão, que se envolveram e se dedicaram”, finalizou a especialista.

Segundo a bibliotecária olimpiense, Maria do Carmo Kamla Passi, a adesão ao curso surpreendeu. “Abrimos 30 vagas e recebemos quase 40 inscrições. Isso nos motiva a continuar inscrevendo Olímpia nos programas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo”, completou.